NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes

Autores

  • Marisa de Fatima Ferreira
  • Dayane Santos Borges

DOI:

https://doi.org/10.51723/hrj.v5i23.759

Palavras-chave:

Adolescentes, Atenção primária à Saúde, Sistema único de saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma residente do programa de Saúde da Família e Comunidade na ação do projeto NASF nas escolas abordando aspectos relativos ao desenvolvimento humano, gestão das emoções, educação sexual, prevenção de ISTs e gravidez na adolescência como ação estratégica de promoção e prevenção de saúde com foco em estudantes adolescentes de duas escolas da região administrativa da Fercal. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à ação realizada pela equipe NASF Caliandra do período de junho à novembro de 2022 por meio de rodas de conversas com estudantes adolescentes. Resultados: foram identificados desafios na realização e continuidade da ação no tocante ao fluxo dos adolescentes e a não importância dos mesmos, bem como em relação aos espaços predeterminados e o não envolvimento das escolas. Conclusões: constatou-se importante o fortalecimento de estratégias conjuntas entre saúde e educação para enfrentamento de dificuldades no processo comportamental que influencia no ensino-aprendizagem e/ou no desenvolvimento de habilidades socioemocionais por questões diversas.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Ferreira, M. de F. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., & Borges, D. S. (2024). NASF nas escolas no enfrentamento das dificuldades comportamentais e de desenvolvimento em adolescentes. Health Residencies Journal, 5(23). https://doi.org/10.51723/hrj.v5i23.759