Uso da fotobiomodulação para cicatrização de lesão por pressão em paciente em cuidados paliativos exclusivos: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.348Palavras-chave:
fisioterapia, lesão por pressão, fotobiomodulaçãoResumo
Introdução: Lesão por pressão é definida como uma região da pele lesionada profundamente, geralmente ocorre sobre uma proeminência óssea e pode ser desencadeada por fatores extrínsecos, como a permanência na mesma posição por um período muito longo e/ou por fatores intrínsecos, como desnutrição, insuficiência circulatória, vasoconstrição periférica, alterações no índice de massa corporal e presença de doenças crônicas. O tratamento com fotobiomodulação pode promover a cicatrização tecidual, modulação do processo inflamatório e neovascularização. Objetivo: O presente relato de caso tem por objetivo observar a resposta de cicatrização tecidual e efeitos analgésicos do uso da fotobiomodulação. Metodologia: Foi utilizada a manta de LED da marca Sportllux Advanced PRO por 10 minutos em dias intercalados durante a internação, juntamente com a equipe de enfermagem realizando os curativos. Conclusão: A terapia de fotobiomodulação em conjunto com os cuidados padrões de feridas é eficaz, considerando as características clínicas individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Regina Girotto, Evandro Claudino de Sá, Adriana Gomes de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.