Processo de programação em saúde com enfoque nos pedidos de aquisição de material
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i14.366Palavras-chave:
Gestão em Saúde, Programação, Licitação, Organização e AdministraçãoResumo
Objetivo:Identificar o perfil de Pedidos de Aquisição de Materiais (PAM) da Gerência de Programação de Insumos para a Saúde (GEPRO) e da Gerência de Programação de Medicamentos e Insumos para Laboratório (GEPROLAB) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Método: Estudo descritivo, retrospectivo, onde foi realizada busca de dados de Pedidos de Aquisição de Material no período de abril a maio de 2018, naGerência de Programação de Insumos para a Saúde da SES-DF.Resultados: Foram realizados 733 PAMs pela SES/DF, sendo 516 (70,94%) produzidos pela GEPRO e GEPROLAB, porémsomente 92 PAMs foram finalizados com êxito pela GEPRO e, em relação a GEPROLAB,180 PAMs. Discussão: A alta carga de trabalho pode gerar insatisfação, exaustão e queda na qualidade dos serviços prestados, por isso os setores da GEPRO e GEPROLAB responsáveis pela maior produção de PAMS da SES/DF merecem atenção diferenciada,afim de promover eficiência dos processos de trabalho. Não é suficiente agir conforme a lei, é necessário obter bons resultados com ótimo aproveitamento do erário disponível. Conclusão: A GEPRO e GEPROLAB são responsáveis por(70,94%) da produção de PAMS da SES/DF, o que reforça aimportância do comprometimento do servidor e da eficácia econômica em consonância com a oferta de serviços prestados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Santos Ribeiro Villela Silva Derré Torrres, Verônica Santos de Melo, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes Gomes, Gleyce Mikaelle Costa Quirino, Ruth Silva Matos, Rodineide Serafim Gregis, Marcelo Moreira Corgozinho, Bruno Leonardo Soares Nery, Amanda Stefany Silva Ramos, Fernanda Pereira De Oliveira, Fabio Tomaz Da Silva Leite, Jardel Franco e Silva Anchieta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.