Estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil através do Arco de Maguerez: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.396Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Arco de Maguerez; Desenvolvimento Infantil; Educação em SaúdeResumo
O desenvolvimento de linguagem é um processo complexo e multifatorial que tem sua fase crítica no período pré-escolar, no qual os adultos atuam enquanto mediadores para a comunicação. Sendo assim, é essencial o conhecimento acerca do desenvolvimento típico de linguagem e os sinais de possíveis alterações neste período, além de maneiras de estimular as habilidades comunicativas. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma fonoaudióloga residente acerca da elaboração e implementação de uma estratégia de promoção ao desenvolvimento de linguagem infantil no âmbito da atenção primária à saúde (APS). A condução do trabalho se deu através da problematização pelo método do Arco de Maguerez, seguindo as seguintes etapas: observação da realidade, levantamento dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da ação na realidade. Como produto foi elaborado um folder contendo informações sobre o desenvolvimento típico de linguagem, sinais de alteração e orientações de estimulação de linguagem infantil com enfoque nos pais/responsáveis e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual se conduziu a intervenção. Nesta situação, a utilização do método do Arco de Maguerez mostrou-se bem-sucedida para atenuar os problemas observados na realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna de Sousa Santos, Tatiany Cristine Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.