Desfechos da gestação frente à contaminação por COVID-19: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i15.459Palavras-chave:
gestação, pandemia, COVID-19 e complicações na gravidez, pregnancy, pandemic, COVID-19 and pregnancy complicationsResumo
RESUMO
Objetivo: o presente estudo tem por objetivo investigar os possíveis desfechos da gestação frente a contaminação pelo vírus COVID-19. Método: revisão sistemática onde foram analisados estudos científicos publicados entre os anos de 2019 e 2021, com temas acerca do COVID-19 em gestantes e suas complicações, bem como sua influência acerca do desfecho da gestação. Foram selecionados um total de 3830 artigos; após exclusão de duplicatas, aplicação de critérios de inclusão e exclusão e avaliação de viés, foram utilizados 13 artigos. Resultados: O sistema imunológico, possivelmente é fortemente alterada pelo vírus; outros fatores que também influenciam são pacientes que possuem comorbidades, com destaque para hipertensão e obesidade, que frequentemente produzem trabalho de parto prematuro, rotura prematura das membranas, abortamento e crescimento intrauterino restrito. No sistema respiratório ocorre a elevação do diafragma, redução da reserva expiratória e hiperventilação. Gestantes assintomáticas ou com sintomas leves apresentam uma melhora significativa e sem a necessidade de maiores intervenções; já pacientes que apresentam sinais de agravos podem necessitar de acompanhamento em Unidades de Terapia Intensiva. Há uma prevalência de cirurgia cesárea em comparação ao parto vaginal. Conclusão: Os desfechos gestacionais são em sua maioria positivos, foi constatado que gestantes que possuem comorbidades podem apresentar piora em seu estado clínico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Gabriela França dos Reis, Kelly da Silva Cavalcante Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.