A percepção de profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva do SUS sobre os cuidados paliativos e a atuação da equipe interconsultora
DOI:
https://doi.org/10.51723/hrj.v3i16.572Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Profissionais de Saúde, Unidade de Terapia Intensiva, SUSResumo
A princípio, cogitar a possibilidade de atuação conjunta dos cuidados paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva parece algo fantasioso e idealizado. Porém, existem diversas possibilidades e vantagens de atuação em conjunto dessas duas equipes, em um cenário onde deve haver equilíbrio entre indicação para medidas curativas e paliativas. O objetivo principal deste estudo foi verificar a percepção dos profissionais de saúde sobre a atuação da equipe interconsultora. Como metodologia utilizou-se o método de pesquisa transversal, descritiva, qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada individual e análise de dados através da análise de conteúdo. Ao todo, 11 profissionais da saúde participaram da pesquisa. Ao realizar a análise das entrevistas, foram evidenciadas seis categorias principais que perpassam desde a compreensão dos indivíduos sobre o conceito de cuidados paliativos até a percepção dos profissionais diante da atuação da equipe interconsultora. Foi possível observar que os participantes classificaram como importante o papel de atuação desta equipe, apresentando, inclusive, um bom nível de conhecimento sobre cuidados paliativos. Um exemplo foi a oferta de informações sobre cuidados paliativos por parte dos profissionais que compõem a equipe. Concluiu-se, que de maneira geral, as intervenções e orientações realizadas pela equipe interconsultora de cuidados paliativos são construídas em conjunto com os demais profissionais da unidade, e tendem a ser seguidas por estes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Emerenciano Berrondo Menezes de Andrade, Sílvia Maria Gonçalves Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que atribuam crédito à revista pela criação original.